Quem sou eu

Minha foto
gama, df, Brazil
Quem sou eu? Eu sou o que eu penso Eu sou mais um ser mortal Eu sou humano o bastante para errar e ter duvidas sobre o que eu sou e sobre o que eu quero ser Mas também sou humano o bastante para tentar sempre reconhecer e corrigir os meus erros Eu sou esforçado o bastante pra vencer qualquer desafio E quieto o bastante para que não me desafiem Eu sou mais um na multidão Eu sou o que eu sou Eu sou o que eu quero ser Eu Sou feliz por eu ser eu mesmo Eu sou feliz por estar vivo E continuar vivendo Eu sou feliz por sonhar Pelo que eu quero alcançar Eu sou feliz por alcançar E continuar a sonhar Eu sou o que sou Eu sou o que eu quero ser Eu sou o que eu penso...

17 outubro 2011

plano de aula

Curso de Pedagogia

1 - Identificação:
Disciplina: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Carga Horária: 64h/a
Turma: 4°Semestre
Professor (a): Sandra Jacqueline Barbosa

2 - Ementa:
Tecnologia: conceitos. A tecnologia vista como processo. Meios tecnológicos aplicados em educação: vídeo, áudio, fotografia, informática. Aspectos pedagógicos do uso de novas tecnologias em educação. Tecnologia social. Educação e comunicação. Ondas informacionais. O papel do educomunicador. Educação e cibercultura. Virtualização do saber. Tecnologia e Interatividade. Tecnologias e educação a distância. Universidades Corporativas.


3 - Justificativa da disciplina:
A disciplina é essencial para integração e abordagem sistemática, uma vez que se dedica ao entendimento de ambientes computacionais que contribuem para o desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação.

4 – Objetivos:

Geral: Ser capaz de incluir a temática e a prática tecnológica no currículo da educação.
Específicos:
- Contextualizar-se quanto à problemática tecnológica;
- Buscar a reflexão por meios virtuais, bem como, tecnologia, informação e comunicação;
- Fornecer elementos para elaboração de ações pedagógicas ligadas à questão.

5 - Conteúdo Programático:
- Educação, tecnologia e transformação;
- Integração das tecnologias na gestão escolar;
- Novas formas de aprender e ensinar;
- A internet como informação e comunicação.



6 – Metodologia:
Aulas expositivas
Atividades em grupo
Diálogos / Debates
• Elaboração de webfólio
• Elaboração de relatórios
• Atividades no laboratório

7 - Recursos de Ensino:
Data-show; TV e DVD; Laboratório de Informática.




8 - Avaliação:
NVP1:

– AV1=N1+N2+N3

N1: Seminário = 4.0
N2: Atividades Avaliativas cotidianas = 2.0
N3: Prova escrita = 4.0


NVP2:

– AV1= N1+N2+N3

N1: Atividades avaliativas cotidianas = 2.0
N2: Webfólio = 6.0
N3: Resenha = 3.0

NVF:

- Prova escrita = 10.0

Cálculo da nota:
O aproveitamento do desempenho do aluno avaliado será realizado mediante verificações parciais (NVP) e verificação final (NVF), expresso em notas de 0 a 10, permitindo-se apenas 1 (uma) casa decimal. Será considerado reprovado o aluno que obtiver uma Média Parcial (MP – média aritmética simples das NVP) inferior a 3,0 ou Média Final (MF) inferior a 5,0; será considerado aprovado o aluno com nota igual a superior a 7,0 no MP ou nota superior a 5,0 na MF. Sendo permitido o arredondamento da MF de acordo com a seguinte conversão: 4,8 e 4,9 é igual a 5,0.

NVP1 + NVP2 / 2 = MP

MP < 3,0 = REPROVADO  MF = MP MP ≥ 3,0 e < 7.0 = ALUNO DEVERÁ FAZER O NVF  MF = MP + NVF / 2 MP ≥ 7,0 = APROVADO (dispensado do NVF)  MF = MP 9 – Cronograma: Aula Data CONTEÚDOS E ATIVIDADES 1 08/08 Apresentação entre a professora e a turma, do plano da disciplina. Valorização dos conteúdos, tecnologia como meio. Leitura e interpretação de texto da Nova Escola: Um recurso a favor dos conteúdos. A tecnologia vista como processo. Análise e produção de texto da Nova Escola. - Organização do Seminário, divisão dos grupos, distribuição dos materiais. 2 15/08 Fechamento do texto da Nova Escola. A internet como fonte de pesquisa: Webfólio e Webquest: Formação de Professores e Novas Tecnologias. Integração das tecnologias educacionais. Práticas educativas informatizadas. Novos tempos, novas formas de aprender: Criação do blog para webfólio. Inserção de materiais no webfólio no Laboratório de Informática. 3 22/08 As novas tecnologias como meio e não como fim. A tecnologia vista como processo. Filme: Tempos Modernos (Modern Times). Direção: Charles Chaplin. EUA, 87 min., 1936. 4 29/08 - Educação, tecnologia e transformação. Texto: SAVIANI. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. - Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio. - Preparação do seminário: orientação e dúvidas. 5 05/09 Seminário – TECNOLOGIA EDUCACIONAL – Tecnologias Independentes - Grupo 1 – Álbum seriado; Blocão; Cartão-relâmpago; Cartaz; Ensino por fichas. Grupo 2 – Estudo Dirigido; Flanelógrafo; Gráfico; Histórias em Quadrinhos; Ilustração/Gravura. Grupo 3 – Instrução programada; jogo; jornal; jornal escolar; livro didático. Grupo 4 – Livro infanto-juvenil; Mapa e Globo; Modelo; Módulo instrucional; Mural. 6 12/09 Seminário – TECNOLOGIA EDUCACIONAL – Tecnologias Independentes – Grupo 5 – Peça Teatral; Quadro-de-giz; Quadro-de-pregas; Sucata; Texto. - Tecnologias Dependentes - Grupo 6 – Computador; Fita de vídeo; fita sonora e CD; Internet e suas ferramentas. Grupo 7 – Slide; Televisão comercial; televisão educativa; transparência para retroprojetor; educação à distância. 7 19/09 Avaliação A1 8 26/09 Rede de comunicação e colaboração da EAD. Texto: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Conceituação e Historicidade. Maria das Graças Silva Lima. Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio. 9 03/10 2ª chamada de A1 Estrutura e modalidade da EAD. Texto: Políticas de educação à distância: democratização ou canto da sereia? de Julia MALANCHEN. Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio. 10 10/10 MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Resenha do livro: de CARNEIRO. 11 17/10 Preparação para a SEMANA PEDAGÓGICA. Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio. 12 24/10 Filme: Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley). Direção: Martyn Burke. EUA, 95 min, 1999. 13 31/10 Universidades Corporativas: uma visão crítica. Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio. 14 07/11 Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio 15 14/11 Palestra com Gustavo Alves – webdisigner e jornalista: Educação e Cibercultura. Aula no Laboratório: inserção de atividades no Webfólio. 16 21/11 Avaliação A2 - Apresentação e avaliação dos Webfólios. Entrega da Resenha de CARNEIRO. 17 28/11 Avaliação A2 - Apresentação e avaliação dos Webfólios. 18 05/12 2ª chamada de A2 Entrega de notas, atividades. Avaliação da disciplina, da professora, auto-avaliação. 19 12/12 Avaliação A3 O planejamento está sujeito a pequenas alterações durante o semestre, de acordo com o desenvolvimento dos trabalhos e necessidades da turma. 10 – Bibliografia Básica: FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 8. ed. Papirus, 2006. 288p. ISBN 85-308-0360-4. CARNEIRO, Raquel. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2006. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógicas. 12. ed. Campinas: Papirus, 2006. 173p. ISBN 85-308-0594-1. 11 – Bibliografia Complementar: BATISTA, Wagner Braga. Educação a distância e o refinamento da exclusão social. Conect@, n. 4,fev./2002. Disponível em: http://www.revistaconecta.com/conectados/wagner_refinamento.htm Acesso em: 13/02/2011. LEITE, L. S. (Coord.). Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis/RJ: Vozes, 2003. MALANCHEN, Julia. Políticas de educação a distância: democratização ou canto da sereia? HISTEDBR On-line, Campinas, n. 26, p. 209 –216, jun. 2007 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: http://www.gepeto.ced.ufsc.br/arquivos/artjulia.pdf Acesso em: 13/02/2011. MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, vol. 3, n.1 (set. 2000) UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, pág. 137-144. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm Acesso em: 13/02/2011. _____. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual. Texto que inspirou o capítulo primeiro do livro: MORAN, José Manuel, MASETTO, Marcos e BEHRENS, Marilda. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16. ed. Campinas: Papirus, 2009, p.11-65. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm Acesso em: 13/02/2011. RAMAL, Andréa C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002. SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. PDF, s/d. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/nre/cornelioprocopio/arquivos/File/Ensinomedioblocos/Encontro3Otrabalhocomoprincipioeducativo.pdf Acesso em: 13/02/2011. VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O portfólio no curso de pedagogia: ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 291-306, Jan./Abr. 2005. Disponível em Acesso em: 13/02/2011.


Links:
http://hamiltont.blogspot.com/2009/02/diga-nao-ao-bloqueio-de-blogs.html
http://educadordoispontozero.blogspot.com/2011/07/um-pouco-de-humor.html - inclusão digital
http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/escola-na-midia-1
http://miriamsalles.info/wp/?s=pesquisa+na+internet&submit.x=11&submit.y=10&submit=Search

Filmes:
Tempos modernos (Modern Times). Direção: Charles Chaplin. EUA, 87 min., 1936.
Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley). Direção: Martyn Burke. EUA, 95 min, 1999.

Brasília, 15 de agosto de 2011.

Sandra Jacqueline Barbosa
Professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário